04/11/2009

Hidratação



Hidratação para a atividade física

O consumo adequado de líquidos antes, durante e depois da prática esportiva é fundamental para proteger a saúde e melhorar o desempenho do atleta.


Quando estamos nos exercitando, a temperatura do corpo aumenta rapidamente e começamos a suar para eliminar o calor. Neste processo, perdemos líquidos e sais minerais como sódio e potássio, fundamentais para o bom funcionamento do organismo e, se não houver reposição deste líquido, ele ficará desidratado.


A desidratação causa fadiga precoce e um superaquecimento, por conta do suprimento inadequado de sangue. Isso explica porque a desidratação compromete o desempenho e aumenta o risco do surgimento de doenças provocadas pelo calor.


Durante o exercício, é preciso evitar a desidratação, consumindo uma quantidade de líquidos equivalente a que o organismo perde através do suor. Isto normalmente é um problema, já que a sede não é um bom indicador das necessidades hídricas. Geralmente, quando estamos com sede é porque nosso organismo já está com um déficit de líquidos de 2% do peso corporal.
Sabendo-se que com o suor eliminamos água e sais minerais (sódio e potássio), o ideal é consumirmos bebidas que contenham quantidades adequadas destas substâncias, como as bebidas esportivas. Além da água e dos sais minerais, as bebidas esportivas contêm carboidratos que fornecem energia extra para os músculos em movimento e sabor que facilita a ingestão garantindo a correta hidratação.


Garanta que está devidamente hidratado antes de começar os exercícios, ingerindo aproximadamente 250 a 600ml de bebidas esportivas ou água de coco, pelo menos duas horas antes da corrida.


Durante o exercício, hidrate-se a cada 15 ou 20 minutos.


Após a atividade física, continue se hidratando, distribuindo o consumo por um período de várias horas após a atividade física.


Equipe Self.run

Nenhum comentário:

Postar um comentário