16/11/2009

Dor na Perna do Corredor: canelite

Uma das queixas mais comuns nos atletas recreativos e profissionais que praticam esporte de corrida é a dor na perna. O diagnóstico adequado e um plano de tratamento oportuno ajudam a assegurar um retorno mais rápido e sem complicações as atividades esportivas.

É preciso atenção quando o atleta apresenta uma queixa geral de dor na perna porque os achados no exame físico, resultados de testes diagnósticos e a forma adequada de tratamento são variáveis, pois tudo depende da etiologia específica da dor.

As causas são diversas podendo variar desde condições comuns e de fácil administração, até as de difícil diagnóstico que requerem intervenção cirúrgica.Por isso algumas perguntas essenciais devem ser respondidas de início antes de identificar a causa da dor na perna:

· Houve alguma mudança no treinamento como: nível, intensidade, duração, superfície ou calçado?

· Esses fatores interferem no mecanismo de corrida, distribuição de carga e força muscular?

· Existe alguma perda de sensibilidade, fraqueza e irradiação da dor?

· Sintomas sugerem causa de origem neurológica?

· Ocorre dor noturna, presença de massa, mal estar ou febre, presença de vermelhidão e calor?

· Sintomas de provável origem patológica ou infecciosa?

Diagnóstico - Depois de respondida essas perguntas é importante complementar o diagnóstico por imagem como:

· Radiografias (em geral, se a dor estiver presente por menos duas semanas e não for intensa, provavelmente o resultado deste exame será negativo, assim como dores localizadas nas partes moles, como músculos e tendões). A indicação deste exame está nas dores articulares e ósseas agudas de alta intensidade ou de longa duração;

· Ressonância magnética;

· Cintilografia óssea;Só assim o corredor saberá qual tipo de lesão o acometeu. Como são muitos os tipos de lesão, esse mês falaremos sobre: a Síndrome da Tensão Tibial Medial, mais conhecida como “Canelite”.

Fonte:Dra. Ana Paula Simões www.webrun.com.br-

Equipe Self.run

Nenhum comentário:

Postar um comentário