30/07/2009

Video: Love/Hate Balance

Vídeo da New Balance sobre o amor e ódio com a corrida, ou seja, o equilíbrio!

Este equilíbrio é o mais importante no treinamento, para nunca desanimar e estar sempre motivado, afinal de contas, sempre existe um propósito para correr.

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Equipe Self.run

Por que fazer treinos de tiro (ou velocidade) ?

Os tiros, como também são chamados os treinos de velocidade, são importantes para melhorar o desempenho do corredor. Após a fase inicial, na qual se trabalha o condicionamento, comece os exercícios de velocidade. Esse tipo de treinamento mais intenso aumenta a tolerância do esportista ao ácido láctico, que acelera a sensação de cansaço nos músculos. Assim, praticando exercícios de velocidade o atleta aprende a suportar por mais tempo de corrida uma frequência cardíaca maior.

Ficou animado? Então que tal pedir para seu treinador ou sua Assessoria Esportiva prescrever um treino deste para você?

Dica de postura: corra com os braços semiflexionados. Isso ajuda a equilibrar o corpo e aumentar a velocidade.

Mas atenção, progrida aos poucos. Nada de aumentar o volume e a intensidade do treino ao mesmo tempo. Além disso, os treinos para aumentar a velocidade só são recomendados para quem já corre há pelo menos três meses. Se você é novato, o mais importante é se preocupar com o seu condicionamento, que deve ser trabalhado pouco a pouco até que você já consiga correr por pelo menos 45 minutos sem parar.

Equipe Self.run

Nem um presidente está a salvo

No último dia 26 a seguinte notícia circulou pelo mundo: "Sarkozy continuará hospitalizado pelo menos até esta segunda-feira."



O presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi internado sob observação cardiológica depois de ter sofrido uma indisposição enquanto se exercitava, informou o Palácio do Eliseu.



Foto de arquivo de 2007 mostra Nicolas Sarkozy se exercitando em Paris Os exames clínicos e neurológicos pelos quais passou no hospital militar Val de Grâce, em Paris, "são normais", acrescentou em comunicado a Presidência francesa.

Esta fonte assegurou que Sarkozy não perdeu a consciência enquanto corria. Segundo a versão oficial, o incidente aconteceu quando o chefe do Estado saiu para correr nos jardins do Palácio de Versalhes e depois de "45 minutos de exercício físico intenso" sentiu-se mal. Rapidamente, seu médico o atendeu antes de ser levado de helicóptero para o hospital Val de Grâce.

Segundo fontes oficiais, Sarkozy, de 54 anos, foi vítima da chamada síncope vagal, que não costuma ter gravidade. Este tipo de síncope leva frequentemente à perda de consciência e pode ter diversas causas, como a perda de açúcar no sangue, calor intenso, estresse ou dores intensas. Ela também pode acontecer quando se faz um grande esforço em jejum, por exemplo.

Sarkozy é conhecido por ser um grande entusiasta dos esportes e costuma correr e andar de bicicleta. Um de seus melhores amigos, o prefeito da cidade de Levallois-Perret, Patrick Balkany, sugeriu que a alimentação do presidente francês pode ter sido uma das causas da indisposição, da mesma forma que a intensa atividade pública do chefe de Estado.

Portanto nem um presidente está livre dos males de uma prática esportiva sem assessoria e segurança, além da necessidade de uma alimentação saudável. Não importa quão intensa seja a rotina, a saúde tem sempre que vir antes, caso contrário o preço a ser pago será mais alto.

Equipe Self.run

27/07/2009

Qual a corrida de sua vida ?

A self.run quer saber: qual a corrida de sua vida ? Aquela prova inesquecível, seja pelo melhor tempo, pelo visual, pela compania ou pelas lembranças. Sempre temos uma preferida. Qual a sua?

Comente abaixo.

Equipe self.run

Por que a Maratona tem exatos 42.195m ?

A maratona é uma das mais antigas modalidades praticadas no mundo. Porém, não há um registro certo, uma data de quando o esporte começou.

Diz a lenda grega, que a modalidade surgiu no sacrifício de um herói.O grego Pheidíppides percorreu 40 quilômetros entre as cidades de Maratona e Atenas, ambas na Grécia, para levar a notícia da vitória grega sobre os persas no ano 490 a.c. Ao concluir o duro percurso, o soldado anunciou: “Νενικήκαμεν” (vencemos a batalha) e depois morreu.Apesar de imprecisa, essa é a história mais romântica que ilustra a origem da maratona.

Mas foi só nos Jogos Olímpicos de 1896 que a modalidade obteve reconhecimento. Na época o percurso da maratona tinha 40 quilômetros, diferente da marca atual: 42,195km.Esse acréscimo de 2,195km aconteceu no ano de 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. A família real exigiu que a maratona passasse no jardim do Castelo Windsor, assim eles poderiam assistir à prova. A mudança do percurso, que já estava definido, ganhou alguns quilômetros extras e até hoje quando se disputa uma maratona, os participantes percorrem 42,195km.

25/07/2009

Video: Homenagem aos corredores

Este vídeo é para quem treina, não importa o dia, a hora, o local e muito menos as condições climáticas, afinal de contas dia de treino é sagradao, ou seja, é a prece da nossa religião.

Em homenagem a estes dias frios e chuvosos.....NÃO DESANIMEM !!!

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Equipe Self.run

Relação do anticoncepcional e lesões nas mulheres

Recentemente alguns estudos sugeriram que a utilização de anticoncepcionais diminuiria a incidência de lesões no ligamento cruzado do joelho nas mulheres.

De acordo com a Medicine Science Sports Exercise 39(9): 1464-1473, 2007; a afirmação é verdadeira. Após uma pesquisa feita com 150 corredoras entre 18 e 26 anos acompanhadas por 24 meses, a conclusão foi que as mulheres que fizeram uso de contraceptivo oral não tiveram prejuízos pois o mesmo causa efeito protetor no osso (estrógeno também é responsável por depositar cálcio no osso) contra fraturas por estresse.

Equipe Self.run

Correr na ponta do pé ou calcanhar ??

Com o aumento do número de corredores amadores algumas dúvidas acabam aparecendo normalmente. Uma delas diz respeito ao modo com o qual o pé deve tocar o chão (contato inicial). Com a ponta do pé ou o calcanhar ?


Quanto menor e mais rápido for o contato do pé com o chão, maior a velocidade, por este motivo corredores de 100m, 200m, 400m, tocam somente a ponta do pé no chão. Agora corredores de distâncias maiores pisam de maneira diferente no chão, ou seja, o contato inicial com o calcanhar, partindo para médio pé e posteriormente ponta do pé, conforme o gráfico abaixo.


Apesar da pisada com a ponta do pé diminuir o impacto e aumentar a velocidade, sua utilização em provas de média e longa distâncias não é recomendada, visto que aumenta o stress muscular consideravelmente.


Se o corredor de média/longa distânica não tiver este tipo de passada incorporada em sua anatomia é melhor nem tentar. O custo x benefício de se correr provas longas com a ponta do pé é muito baixo, ou seja, não compensa e pode causar lesões.


Equipe Self.run

24/07/2009

Video: Feel The City

Sim, nós sentimos a cidade e todos os cantos dela, independentemente de onde treinamos.

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Equipe Self.run

Cuidados com a sobrecarga

As lesões estão diretamente ligadas à sobrecarga no treinamento, seja por volume ou intennsidade, portanto fique atento aos sinais que nosso corpo emite quando tentamos superar os limites. Lembrem-se: saúde é mais importante que performance.

A sobrecarga acontece quando ultrapassamos limiares qualitativos ou quantitavivos, ou seja, volume e intensidade de treino:


Volume (quantitativa)
• Quilometragem Percorrida
• Número de Repetições
• Duração do Treino
• Número de Séries
• Número de exercícios

Intensidade (qualitativa)
• Quilagem utilizada
• Velocidade
• Ritmo
• Amplitude dos Movimentos
• Redução dos Intervalos
• Freqüência Cardíaca

Volume não é tudo

Segue o link do vídeo sobre Dara Torres, a nadadora norte americana que chega aos 42 anos com um desempenho melhor que aos 17 quando ganhou sua primeira medalha olímpica.

Atualmente ela treina menos que a metade do que treinava décadas atrás. A diferença é que se descobriu que volume não é tudo no treinamento, mas sim a consciência corporal, através de exercícios específicos de musculação e propiocepção, não mais levantar peso nos aparelhos comuns.

O caminho é esse, aperfeiçoar a parte neural e maximizar ganhos quando for para a piscina. Em outras palavras, isso serve também para corrida e ciclismo. Temos que periodizar bem os treinos para ganhar em performance. E não se matar em volume.

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1083679-7824-DARA+TORRES+UMA+ATLETA+QUE+FICA+MAIS+VELOZ+A+CADA+DIA,00.html

Equipe Self.run

23/07/2009

Programe-se! Provas do mês de Agosto

Programe-se! As principais provas do país no mês de Agosto

02/08/2009
Circuito Caixa - Belo Horizonte
Distância: 5 e 10 km
Cidade: Belo Horizonte Estado: MG

02/08/2009
10 Milhas Mizuno
Distância: 10 milhas (~16 Km)
Cidade: São Paulo Estado: SP

Track & Field Run Series Ribeirão Shopping
Distância: 5 e 10 km
Cidade: Ribeirão Preto Estado: SP

02/08/2009
Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo
Distância: 5 km
Cidade: São Paulo Estado: SP

08/08/2009
Fila Night Run
Distância: 5 km e 10 km
Cidade: Rio de Janeiro Estado: RJ

09/08/2009
10 Milhas Brasília
Distância: 16 km
Cidade: Brasília Estado: DF

09/08/2009
Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo
Distância: 5 km
Cidade: São Paulo Estado: SP

09/08/2009
Corrida do Centro Histórico
Distância: 9 km
Cidade: São Paulo Estado: SP

16/08/2009
Maratona Pão de Açúcar de Revezamento - Brasília
Distância: 42 km
Cidade: Brasília Estado: DF

16/08/2009
Alphaville Running - 3ª etapa
Distância: 5 km e 10 km
Cidade: Barueri Estado: SP

16/08/2009
Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo
Distância: 5 km
Cidade: São Paulo Estado: SP

16/08/2009
Vivo Rio Run Etapa 2º semestre
Distância: 6 km
Cidade: Rio de Janeiro Estado: RJ

22/08/2009
4ª Etapa Circuito das Praias
Distância: 10 km
Cidade: Cubatão Estado: SP

23/08/2009
Track & Field Run Series Barra Shopping
Distância: 5 e 10 km
Cidade: Rio de Janeiro Estado: RJ

23/08/2009
II Corrida do Soldado
Distância: 10 km
Cidade: Macapá Estado: AP

23/08/2009
Corrida Internacional Matilat Nardini
Distância: 10 km
Cidade: Catanduva Estado: SP

23/08/2009
Circuito das Estações - Primavera
Distância: 5 e 10 km
Cidade: Porto Alegre Estado: RS

29/08/2009
Fila Night Run
Distância: 5 km e 10 km
Cidade: Belo Horizonte Estado: MG

30/08/2009
Eco Run
Distância: 10 km
Cidade: Salvador Estado: BA

30/08/2009
Circuito Caixa - Porto Alegre
Distância: 5 e 10 km
Cidade: Porto Alegre Estado: RS

30/08/2009
Série Delta
Distância: 10 km
Cidade: São Paulo Estado: SP

30/08/2009
Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo
Distância: 5 km
Cidade: São Paulo Estado: SP

Video: Ain't Noise Pollution

Os sacrifícios que fazemos valem a pena. A sensação pós-treno é insuperável !! Qualquer esforço é válido. Video da Nike com trilha sonora fantástica de AC/DC, "Rock and Roll Ain't Noise Pollution".

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Video: Adoramos esta dor !!

Somos todos loucos mesmo !! Loucos pela corrida !! Trilha de Johnny Cash, "Hurt". Belíssimo video da reebok. No fundo é isso mesmo que sentimos.

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22/07/2009

Porquê fazer parte de uma Assessoria Esportiva?

A equipe Self.run entende a necessidade das pessoas correrem orientadas por um profissional capacitado, além dos benefícios da prática esportiva. Abaixo o depoimento de um trialtleta:

Porquê fazer parte de uma Assessoria Esportiva?

Todos sabemos que para praticar uma atividade física basta ter força de vontade para começar e continuar praticando. Porém, alguns fatores parecem surgir na nossa frente como obstáculos para nos impedir de mantermos a prática saudável em nossas vidas como um hábito regular, como por exemplo, a falta de orientação de um profissional de Educação Física, falta de objetivos gradativos, de motivação para treinar sozinho, de local adequado para a prática escolhida, e para encerrarmos essa lista que poderia se prolongar muito mais, o surgimento de lesão.

Sem perceber, um desses fatores faz surgir o outro.A atividade física traz inúmeros benefícios à qualidade de nossas vidas, como redução do risco de doenças do coração, melhora na qualidade do sono, diminuição do percentual de gordura corporal, mais disposição nas atividades diárias, diminuição do estresse, sensação de bem-estar, enfim, qualquer pessoa bem informada hoje sabe que atividade física está diretamente relacionada com a melhora da qualidade de vida.

Inúmeros também são os benefícios que uma equipe de profissionais, que formam as Assessorias Esportivas, pode fazer por você.

Veja algumas vantagens e benefícios e compare-as com seus treinos solitários de hoje:

· Treinos em grupo;
· Maior socialização;
· Fazer novos amigos com interesses parecidos;
· Aumento do networking;
· Os objetivos são gradativos e sempre temos um;
· Otimização de resultados;
· Maior motivação para treinar;
· Os treinos são variados;
· Estrutura visando comodidade durante treinos e competições;
· Local adequado para realização da atividade física;
· Baixo custo se comparado a um Personal Trainer;
· Opção de ter um Personal Trainer;
· Encontros sociais e happy hours;
· Profissionais de Educação Física com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF)
· Site, email e telefones, sempre disponíveis para esclarecer dúvidas;
· Mínimo risco de lesões;
· Equipe multidisciplinar, com Nutricionistas, fisioterapeutas e médicos especializados em esporte;

Com esses atrativos e benefícios que as Assessorias Esportivas podem trazer, da próxima vez que for a uma prova ou parque, converse com um dos professores, veja quais vantagens, desvantagens e motivos você teria para fazer ou não parte daquele grupo, escolha a que mais lhe agrada e tenha uma ótima vida.

Equipe Self.run

From: www.mediasport.com.br

Como amarrar seu tênis

Amarrar seu tênis não é uma coisa tão simples como imaginado. Isso requer uma dose de observação pois a pressão dos cadarços sobre o pé pode dificultar sua circulação sanguínea e prejudicar seu desempenho.
Veja as opções e encontre alguma que te satisfaça.

http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/guia_do_tenis/amarre_seu_tenis.asp

Equipe Self.run

20/07/2009

Vida nova...

Antes de iniciar os trabalhos da Self eu me perguntava: o que está levando tantas pessoas a correr atualmente ? Qual a diferença do boom do cooper na década de 70 ou da caminhada nos anos 80?
A resposta está exatamente no modo em que você está lendo este post: INFORMAÇÃO ! Esta é a grande diferença. Hoje sabemos exatamente os benefícios da corrida e os porquês da mesma ser tão praticada.
Adicione uma pitada de investimento das grandes marcas esportivas e uma mudança no comportamento das pessoas cientes dos malefícios da vida moderna e sedentária e pronto! Temos um ambiente completamente propício para a corrida, certo?
Não, ERRADO !!
Apenas informação não resolve o problema de ninguém. É necessário transformar esta informação em conhecimento, para aí sim, aplicá-lo de forma a melhorar a qualidade de vida dos praticantes de corrida e colher todos os benefícios do esporte.
Por isso a Self.run foi criada: para garantir segurança e maximizar resultados dos novos adeptos a esta prática fantástica, a corrida.
Portanto pés à obra !!
Sejam bem-vindos !!