27/07/2009

Por que a Maratona tem exatos 42.195m ?

A maratona é uma das mais antigas modalidades praticadas no mundo. Porém, não há um registro certo, uma data de quando o esporte começou.

Diz a lenda grega, que a modalidade surgiu no sacrifício de um herói.O grego Pheidíppides percorreu 40 quilômetros entre as cidades de Maratona e Atenas, ambas na Grécia, para levar a notícia da vitória grega sobre os persas no ano 490 a.c. Ao concluir o duro percurso, o soldado anunciou: “Νενικήκαμεν” (vencemos a batalha) e depois morreu.Apesar de imprecisa, essa é a história mais romântica que ilustra a origem da maratona.

Mas foi só nos Jogos Olímpicos de 1896 que a modalidade obteve reconhecimento. Na época o percurso da maratona tinha 40 quilômetros, diferente da marca atual: 42,195km.Esse acréscimo de 2,195km aconteceu no ano de 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. A família real exigiu que a maratona passasse no jardim do Castelo Windsor, assim eles poderiam assistir à prova. A mudança do percurso, que já estava definido, ganhou alguns quilômetros extras e até hoje quando se disputa uma maratona, os participantes percorrem 42,195km.

8 comentários:

  1. eu fiz um trabalho e tinha tudo brigado

    ResponderExcluir
  2. séra que é verdade sobre a maratona

    ResponderExcluir
  3. gostei da história, interessante!

    ResponderExcluir
  4. VLW ME AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO

    ResponderExcluir
  5. ach que vai me ajudar mto no meu trabalho

    ResponderExcluir
  6. Acho que vai me ajudar, muito Obrigado... Valeu!!!

    ResponderExcluir