25/07/2009

Correr na ponta do pé ou calcanhar ??

Com o aumento do número de corredores amadores algumas dúvidas acabam aparecendo normalmente. Uma delas diz respeito ao modo com o qual o pé deve tocar o chão (contato inicial). Com a ponta do pé ou o calcanhar ?


Quanto menor e mais rápido for o contato do pé com o chão, maior a velocidade, por este motivo corredores de 100m, 200m, 400m, tocam somente a ponta do pé no chão. Agora corredores de distâncias maiores pisam de maneira diferente no chão, ou seja, o contato inicial com o calcanhar, partindo para médio pé e posteriormente ponta do pé, conforme o gráfico abaixo.


Apesar da pisada com a ponta do pé diminuir o impacto e aumentar a velocidade, sua utilização em provas de média e longa distâncias não é recomendada, visto que aumenta o stress muscular consideravelmente.


Se o corredor de média/longa distânica não tiver este tipo de passada incorporada em sua anatomia é melhor nem tentar. O custo x benefício de se correr provas longas com a ponta do pé é muito baixo, ou seja, não compensa e pode causar lesões.


Equipe Self.run

6 comentários:

  1. Tenho trocado experiências com diversos treinadores que pensam exatamente de forma oposta. Ou seja, desenvolver a característica de correr na ponta dos pés compensa muito, pois os 20% doa humanos que possuem naturalmente essa característica tem menos lesões. É claro que isso exige uma adaptação da musculatura e dos tendões, que, diga-se de passagem, respondem muito mais rápido aos estímulos que as articulações e ossos. O que é, de certa forma uma notícia ruim para os fabricantes de tênis. Pois se todos tivessem essa característica a tecnologia envolvida nos Tênis seriam de pouco valor quando se trata de impacto, pois o mesmo seria amortecido pela panturrilha, e não pelo solado.

    ResponderExcluir
  2. Detalhe: a panturrilha não é um grupo muscular adaptado para amortecer impactos...muito menos repetidamente como em uma corida de média-longa distância. Os músculos posteriores da perna são propulsores!!!!! converse isso com seu treinador.abraços.

    ResponderExcluir
  3. Então correr normalmente durante meia hora por exemplo e em seguida com a ponta dos pés por uns quinze minutos, voltando em seguida à corrida normal, por exemplo, poderia ajudar na impulsão vertical da perna noutras atividades como volei, por exemplo, mais que simplesmente correr certo, ou não...

    ResponderExcluir
  4. Bom no meu caso correr tocando o calcanhar no solo primeiro me causou uma lesao na tibia levando quase a uma fratura, meu medico ortopedista me aconselhou a correr desta forma tocando a ponta do pé primeiro no solo, comprei ate uma sapatilha pra corrida, corro 5km numa media de 3 vezes por semana e nunca mais tive problemas na tibia e muito menos problemas de estress muscular, e ainda vou a academia 3 vezes por semana. Segunda, quarta e sexta treino na academia, terça,quinta e sabado corrida.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente curso Educação fisica no quarto semestre e sempre fui atleta competitivo. Pratico corridas de ruas há mais de 20 anos e sempre com bons resultados em todas que participei. Tenho pisada supinada e corro com economia de movimentos .Sem querer me comparar com um grande super idolo ,tipo estilo Valdenor dos Santos. Eu nunca experimentei correr com a ponta dos pés e na minha opinião sinto que vai sobrecarregar minha panturrilha.Mas concordo que ao tocar com a ponta dos pés no chão o impacto é bem menor. Seria melhor conversar com seu professor ou treinador para ver as vantagens e desvantagens para seu estilo de corrida. Um forte abraço a todos. Claudio Santos

    ResponderExcluir
  6. Correr na ponta do pé seria o ideal. O impacto da corrida do médio ao anti pe. se vc não corre assim, obviamente será desgastante treinar a nova postura. Biomecânica é fundamental. Email: air_zacky99@hotmail.com

    ResponderExcluir