30/07/2009

Nem um presidente está a salvo

No último dia 26 a seguinte notícia circulou pelo mundo: "Sarkozy continuará hospitalizado pelo menos até esta segunda-feira."



O presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi internado sob observação cardiológica depois de ter sofrido uma indisposição enquanto se exercitava, informou o Palácio do Eliseu.



Foto de arquivo de 2007 mostra Nicolas Sarkozy se exercitando em Paris Os exames clínicos e neurológicos pelos quais passou no hospital militar Val de Grâce, em Paris, "são normais", acrescentou em comunicado a Presidência francesa.

Esta fonte assegurou que Sarkozy não perdeu a consciência enquanto corria. Segundo a versão oficial, o incidente aconteceu quando o chefe do Estado saiu para correr nos jardins do Palácio de Versalhes e depois de "45 minutos de exercício físico intenso" sentiu-se mal. Rapidamente, seu médico o atendeu antes de ser levado de helicóptero para o hospital Val de Grâce.

Segundo fontes oficiais, Sarkozy, de 54 anos, foi vítima da chamada síncope vagal, que não costuma ter gravidade. Este tipo de síncope leva frequentemente à perda de consciência e pode ter diversas causas, como a perda de açúcar no sangue, calor intenso, estresse ou dores intensas. Ela também pode acontecer quando se faz um grande esforço em jejum, por exemplo.

Sarkozy é conhecido por ser um grande entusiasta dos esportes e costuma correr e andar de bicicleta. Um de seus melhores amigos, o prefeito da cidade de Levallois-Perret, Patrick Balkany, sugeriu que a alimentação do presidente francês pode ter sido uma das causas da indisposição, da mesma forma que a intensa atividade pública do chefe de Estado.

Portanto nem um presidente está livre dos males de uma prática esportiva sem assessoria e segurança, além da necessidade de uma alimentação saudável. Não importa quão intensa seja a rotina, a saúde tem sempre que vir antes, caso contrário o preço a ser pago será mais alto.

Equipe Self.run

Um comentário:

  1. Com segurança e um UTI Móvel ... algumas pessoas não tem compromisso com treinos sérios e dá nisso !!!

    Eduardo Acacio
    http://porqueeucorro.blogspot.com/

    ResponderExcluir