12/08/2009

Cuidados com a generalização

Atualmente existem muitos estudos na área da saúde sobre performance em determinadas atividades físicas, como a corrida, além de benefícios de determinados alimentos para a saúde.

Porém é importante destacar os cuidados em generalizar determinadas informações. Por exemplo: dizer que o brócolis ajuda a queimar gordura abdominal ou que a casca do maracujá ajuda a diminuir a glicemia, não que dizer que devemos ingerir brócolis desde o café da manhã e nem que vamos comer um maracujá inteiro após uma refeição.

Estas informações podem ser verdadeiras, mas nada substitui uma alimentação balanceada e equilibrada juntamente com exercícios físicos seguidos de uma boa dose de descanso. Este equilíbrio continua sendo o tripé do bem-estar e da qualidade de vida.

Alimentação saudável é aquela que contempla a maior porção de nutrientes necessários ao organismo nas quantidades corretas, e não tentar se beneficiar de uma qualidade específica de algum alimento, mesmo porque tal benefício pode não ser tão visível, como pretendemos.

O mesmo vale para os suplementos nutricionais. A ingestão de Ácido Linoléico (CLA), por exemplo, por si só não garante a perda de gordura localizada. Não adianta nada a ingestão do suplemento sem a prática esportiva e alimentação correta.

Portanto, por mais que possamos tentar encontrar uma fórmula mágica e/ou milagrosa, nada substitui alimentação + atividade física + descanso.

Equipe Self.run

Nenhum comentário:

Postar um comentário