10/02/2010

Onde está o impacto ?

Qundo se trata de corridas de média e longa distâncias, existe uma preocupação constante com o impacto.

Não é o tênis, e muito menos a articulação que absorve a maior parte do impacto das passadas numa corrida, mas sim os músculos da perna. Para se ter uma noção, o impacto gerado é em torno de 4x o peso corporal da pessoa por passada. Agora multiplique isto pelo número total e imagine o que os músculos sofrem.

Portanto, primeiramente existe a preocupação de se fortalecer tais músculos antes de sair correndo, pois uma vez enfraquecidos ou fadigados, sobrecarregam as articulações, e aí sim, podemos ter problemas mais graves.

No gráfico abaixo podemos ter uma idéia de onde se copncentra o impacto desde o momento do toque do calcanhar no chão, passando pelo balanço (swing), até o fim de uma passada.

Obviamente que os músculos da porção superior da perna, no caso: Bíceps Femural, Semitendíneo e Semimembranáceo (os 3 compreendem no gráfico Hamstrings), Glúteos e Quadríceps, tem uma função maior na absorção de impacto, tanto pela mecânica do movimento, quanto pelo volume e força dos músculos.

Há de se destacar que alguns corredores que aterrisam com a ponta do pé e/ou médio pé ao invés do calcanhar, tendem a ter mais dores na parte inferior da perna, no caso panturrilha e canela. Isso ocorre porque os músculos responsáveis pela maior absorção de impacto não o estão fazendo, sobrecarregando as outras regiões (principalmente os tibiais anterior e posterior).

Portanto não confie tanto no seu tênis, fortaleça bem os músculos, e preste atenção na sua pisada para evitar maiores problemas.

Equipe Self.run

Nenhum comentário:

Postar um comentário