02/03/2010

Corra acompanhado

A corrida é um esporte individual, certo? Não necessariamente. Apesar de sua prática não exigir um parceiro, como nos esportes coletivos, é cada vez mais comum ver atletas amadores acompanhados de amigos e parentes na hora das passadas, tanto nos treinamentos quanto nas provas.

A escolha de uma companhia se justifica. Ter alguém ao lado pode dar um ânimo a mais, além de fazer com que a fadiga demore mais a aparecer. “Parece que o tempo passa mais rápido”, fala o publicitário Marcelo Gothardo, de 23 anos. “Quando corria sozinho, não via a hora de acabar logo o treino, mas depois que comecei a correr com meu vizinho vi até que minha performance deu uma melhorada”, completa.


Ao correr com um parceiro ao lado, o atleta poderá colocar em prática uma medição simples para avaliar o esforço físico na corrida. Aos que não dispõem do frequencímetro -aparelho que mede os batimentos cardíacos durante a prática do esporte- o teste da conversa serve como base.

Se for possível estabelecer uma conversa com a pessoa ao lado durante a corrida significa que o ritmo e a frequência cardíaca da atividade estão nos níveis ideais. “Se dá pra conversar é porque o ritmo está tranquilo, e ´sobra´ oxigênio”, diz Antoniazzi.

Se a conversa for pausada e faltar fôlego na hora de falar, significa que o esforço está sendo alto, e se você está iniciando no esporte, e não tem ainda um grande conhecimento de seu potencial, pode ser a hora de diminuir um pouco as passadas.

Fique atento
Ter um amigo logo ao lado na hora da atividade física pode ser sim muito prazeroso. Porém, a escolha do parceiro vai muito além do quesito afinidade. Um fator importante é o nível de ambos os corredores. Se um dos atletas está começando no esporte e o outro já atingiu um nível elevado, a atenção deve ser maior.

“Existem inúmeras variáveis na corrida em dupla. Caso um corredor esteja em um nível muito superior ao outro, poderá haver problema para ambos. O atleta mais experiente pode ter a performance diminuída para seguir o companheiro, por exemplo. Já o que está começando pode querer seguir no ritmo mais forte do parceiro e até se lesionar”, finaliza Antoniazzi.

Portanto tome muito cuidado ao correr em dupla: se a pessoa mais bem condicionada não diminuir seu ritmo, pode acabar lesionando a outra, menos condicionada.

Por isso a Self.run se preocupa em acompanhar seus alunos, principalmente os iniciantes para, não apenas fazer correções posturais, mas também estabelecer um ritmo confortável e seguro, além da compania para os recém chegados à corrida.

Equipe Self.run
Fonte: http://www.o2porminuto.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário