25/01/2010

Cuidados Básicos

A Self.run, pensando no bem-estar dos corredores, dá dicas de como minimizar males causados pela prática. Vamos lá:

Bolhas nos pés

Fique longe do que possa provocar sensibilidade na pele: meias frouxas, tênis velho, pé úmido ou molhado, asfalto quente e principalmente tênis mais folgado que o necessário.

Cãibras

Acomete principalmente os corredores com deficiência na ingestão/reposição de potássio, mas pode aparecer também no decorrer de provas, mais comuns na região da panturrilha. Neste caso o ideal é levantar a ponta do pé e manter assim até que melhore.

Assaduras e atrito

Algumas regiões do corpo podem sofrer assaduras devido ao atrito com a pele ou o tecido das roupas. As regiões mais comuns são axilas e coxas. Para evitar este tipo de incômodo recomenda-se passar vaselina sólida (em pasta) nas regiões mais sensíveis. No caso dos homens indica-se também aparar os pelos da região afetada. Pode-se também usar bermuda térmica para minimizar o atrito entre as coxas.
Além disso, alguns corredores sofrem com o incômodo do atrito da camiseta com os mamilos, o que pode causar irritação, aumento da sensibilidade e até sangramento. Neste caso, indica-se colocar um esparadrapo micropore ou até mesmo um band-aid para evitar o atrito.

Dor na canela

A dor na canela, ou canelite, é comum entre os iniciantes. Isso porque uma de suas maiores causas é o excesso de exercício para um organismo que ainda não está preparado. Este processo pode ser prevenido com o fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, além de um aquecimento e alongamentos adequados.

Dor na panturrilha

Outra dor muito comum entre os iniciantes é a dor na panturrilha. Esta pode ocorrer por alguns motivos, sendo o principal a adaptação do praticante à nova modalidade, mas cuidado: observe sua passada e veja se você não corre na ponta dos pés. Neste caso a panturrilha está sendo sobrecarregada pois atua absorvendo impacto, papel que cabe aos músculos maiores da perna, principalmente o glúteo. Portanto, se você é corredor de média/longa distância, corra sempre aterrisando com o calcanhar no chão.

Se você tiver qualquer outra dúvida sobre estes e outros assuntos mande-nos um e-mail no self.run@gmail.com que ficaremos muito gratos em etendê-lo.

Equipe Self.run

Nenhum comentário:

Postar um comentário